terça-feira, 28 de setembro de 2010

Workshop dá continuidade às ações do Master Eco-Polis em Alagoas

Victor Brasil

Alunos, técnicos e professores das Universidades de Ferrara e de Alagoas participaram hoje (27) de um workshop que faz parte do último módulo do curso de especialização internacional Master Eco-Polis. As palestras  aconteceram no auditório da Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan), tendo como temas o desenvolvimento regional sustentável e a gestão integrada de áreas costeiras.

O módulo segue até o dia 15 de outubro e teve como destaque o Seminário Internacional Turismos Desejáveis, que aconteceu entre os dias 22 e 24 deste mês, em Maragogi. Especialistas internacionais e agentes locais participaram de mesas temáticas que tiveram como foco a construção de uma agenda estratégica para o desenvolvimento da Costa dos Corais.

O evento de hoje teve início com a palestra do secretário do Planejamento e do Orçamento, Sérgio Moreira, que destacou a importância do trabalho colaborativo na região. “Devemos trabalhar em união com a sociedade para concentrar energia em prol da gestão integrada, aplicando diversos projetos que visem o desenvolvimento local”, disse Moreira.

A série de palestras teve continuidade com a apresentação da professora Mônica Dorigo, que desenvolveu o tema “Aspectos ambientais e biodiversidade costeira de Alagoas”. Ela destacou a variedade de fauna e flora e os motivos para algumas espécies estarem em processo de extinção no Estado. “Os corais estão sofrendo fortes impactos na região, principalmente quando há uma redução das águas marítimas, que facilitam o acesso de pessoas ao local”, explica Mônica.

Em seguida, foram apresentados os temas “Projetos inovadores na Costa dos Corais” e “Associativismo e cooperativismo no Brasil e na Costa dos Corais”, desenvolvidos pelo representante da Agência de Fomento de Alagoas (AFAL), Fábio Leão, e pelo representante da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Marcos Rocha, respectivamente.

A programação de hoje, assim como o seminários e as demais atividades desenvolvidas neste último módulo do Master Eco-Polis fazem parte das ações do APL Costa dos Corais, que faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan) e o Sebrae de Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário