terça-feira, 21 de setembro de 2010

Encontro em Maragogi vai gerar projetos de desenvolvimento local

Luciana Buarque


Como parte dos trabalhos que culminarão no seminário "Turismos Desejáveis - Reflexões para uma Agenda Estratégica do desenvolvimento local integrado da Costa dos Corais", a partir desta quarta-feira (22) em Maragogi, já estão sendo viabilizadas parcerias com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o financiamento de dois projetos de melhoramento da região da Costa dos Corais. O evento, que segue até o dia 24 no Hotel Salinas, gira em torno do desenvolvimento estratégico e integrado da região norte do litoral alagoano.


Durante os três dias do encontro, especialistas da Universidade de Ferrara, na Itália, participarão de mesas de trabalho com técnicos, professores e alunos de universidades alagoanas e do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), além de convidados do Paraná, Chile e Argentina. Na pauta, ideias que garantam a sustentabilidade dos oito municípios da região, dentro de um Plano de Gestão Integrada do Arranjo Produtivo Local (APL) da Costa dos Corais.


O incremento no turismo será o produto final de todo esse trabalho, segundo a superintendente de Desenvolvimento e Inovação da Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan), Alyne Vieira. “O Plano integrará ações em áreas diversas, como infraestrutura, comércio, patrimônio cultural, agricultura, entre outras. Temos que pensar o turismo fora de temporada”, explica.


A superintendente chama a atenção para a necessidade de abrir possibilidades aos trabalhadores de atividades sazonais – como a pesca, por exemplo – durante a baixa temporada. Outro ponto a ser tratado são as necessidades particulares de cada cidade litorânea. “As balsas que faziam o transporte entre a Barra de Santo Antônio e a Ilha da Crôa foram extintas com a construção da ponte. Para onde foram esses trabalhadores? E os canoeiros? Problemas como esse serão avaliados no seminário”, exemplifica Alyne.


Para o secretário de Estado do Planejamento e do Orçamento, Sérgio Moreira, o evento é uma “possibilidade real de interação entre uma região italiana exitosa [a Emília-Romana], que conseguiu desenvolver seu litoral com respeito ao meio ambiente e valorização da população local”.


Ao final do evento, as propostas nascidas dos grupos vão ser reunidas em uma agenda estratégica de trabalho. O seminário é uma das atividades do último módulo da especialização internacional Master Eco-Polis – equivalente ao nível de mestrado profissionalizante no Brasil – em Políticas Ambientais e Territoriais pela Sustentabilidade e Desenvolvimento Local.  Até outubro, uma turma de italianos, chilenos e brasileiros, dentre eles alguns alagoanos, que cursam o master em Ferrara, na Itália, estará tendo aulas em Alagoas.


Ambas as realizações fazem parte das ações do APL Costa dos Corais, que integra o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) coordenado pela Seplan, em conjunto com o Sebrae/AL. Mais informações e a programação completa podem ser conferidas no blog do evento: http://www.masterecopolis-al.blogspot.com/.


Projetos engatados – Um dos projetos que já estão sendo elaborados dentro do Plano de Gestão Integrada está voltado para a capacitação das cooperativas de agricultura, enquanto o segundo visa à conservação dos bancos de corais da região.


Os dois foram idealizados por Roberta Trovarelli, da associação de cooperativas italiana LegaCoop. Alyne Vieira, da Seplan, aponta a possibilidade de financiamento junto à União Européia (EU) e ao Banco Mundial. “Esses contatos vão ser feitos durante o seminário, em Maragogi”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário