quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Mesas temáticas discutem propostas para o desenvolvimento da Costa dos Corais

Guilherme Lamenha


Um painel amplo e multidisciplinar marcou o segundo dia do Seminário Internacional Turismos Desejáveis, que está sendo realizado até amanhã (24), em Maragogi. Os debates foram descentralizados em nove mesas temáticas, com grupos formados por representantes de diversos segmentos. O evento faz parte do curso de especialização Master Eco-Polis da universidade italiana de Ferrara, que conta com alunos alagoanos na turma deste ano.
O seminário e a capacitação fazem parte das ações do APL Costa dos Corais, integrante do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan) e pelo Sebrae. As mesas temáticas de hoje contaram com a participação de quatro secretários de Estado: Sérgio Moreira (Seplan); Inês Pacheco (Seagri); Osvaldo Viégas (Secult) e Janesmar Camilo (Secti). Também estiveram presentes os secretários adjuntos do Planejamento, Antonio Carlos Quintiliano e do Trabalho, Betânea Jatobá, além do diretor-presidente do Sebrae de Alagoas, Marcos Vieira.
Além de representantes das demais secretarias do Governo, as discussões contaram com ampla participação de parceiros institucionais, representados pela Afal, Ufal, Uncisal, Uneal, Sebrae, Senac, UAB, BID, CNI, FIEA/IEL, Ifal, Fapeal,  IMA, ICM-BIO, dentre outros, além de empresários, professores, técnicos, estudantes e convidados internacionais.
“Foi muito importante para nós, que viemos da Itália, da Argentina, do Chile, encontrar uma receptividade tão grande em Alagoas. A prova disso é a lotação máxima em todas as mesas temáticas do seminário”, destacou o professor Gianfranco Franz, diretor do Master Eco-Polis e representante da Universidade de Ferrara no evento.
As mesas trataram dos seguintes temas: Meio Ambiente, Gestão dos Riscos Naturais e Segurança do Território; Turismo, Território e Políticas de Marketing; Desenvolvimento Local e Redes de Empresas; Inovação Tecnológica e Pesquisas; Agricultura, Pesca e Marcas de Qualidade; Educação, Formação, Capacitação, Empoderamento e Comunicação; Qualidade Urbana, Planejamento e Infraestrutura; Capital Cultural, Patrimônio e Sociedade e, por último, Políticas, Instituições e Governança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário