segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Seminário Internacional "Turismos Desejáveis" começa nesta quarta-feira em Maragogi

Victor Brasil

O mês de setembro em Alagoas está sendo marcado pelo último módulo da Especialização Internacional Master Eco-Polis, que foca as Políticas Ambientais e Territoriais pela Sustentabilidade e Desenvolvimento Local. As atividades do curso começaram no último dia 15 e serão discutidas no Seminário Internacional, que acontecerá entre os dias 22 e 24 deste mês, no Hotel Salinas de Maragogi.

O módulo está sendo desenvolvido a partir de um workshop que direciona seus trabalhos à Gestão Integrada do Arranjo Produtivo Local da Costa dos Corais, na região do litoral norte de Alagoas. Os 20 alunos matriculados, entre brasileiros e estrangeiros, terão aulas com professores da Universidade de Ferrara, além de palestras ministradas por professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e técnicos alagoanos.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento e Inovação da Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan), Alyne Vieira, os participantes terão que cumprir uma agenda programada que conta com palestras, grupos de debates e visitas técnicas. A Seplan é o órgão responsável pela coordenação estadual do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL).

“Eles terão um mês de muita produtividade. Serão palestras e debates todos os dias, além das aulas de campo, que serão marcadas pelas visitas técnicas aos municípios de Barra de Santo Antônio, Maragogi e ao assentamento de Bom Jesus”, disse Vieira.

Além dessas atividades, os alunos do workshop participarão do Seminário Internacional Master Eco-Polis Alagoas na semana que vem.

Seminário – O desenvolvimento local estratégico e integrado da Costa dos Corais, em Alagoas, é o tema central do Seminário Internacional Master Eco-Polis. Durante o evento, será assinado um convênio entre o Governo de Alagoas e a Universidade de Ferrara, com o objetivo de garantir a efetivação do Plano de Gestão Integrada do Arranjo Produtivo Local (APL) da Costa dos Corais.

O seminário será aberto no dia 22 pelo secretário de Estado do Planejamento e do Orçamento, Sérgio Moreira. Estarão presentes a reitora da Ufal, Ana Dayse Dórea, o diretor do Master Eco-Polis, Gianfranco Franz, e o gerente executivo da unidade de Cooperação Internacional da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Renato Caporalli.

No segundo dia, os participantes se dividirão em grupos de discussão para debater temas como Meio Ambiente, Turismo, Inovação Tecnológica, Agricultura e Educação, entre outros assuntos relacionados ao desenvolvimento da região.

No último dia serão apresentados os resultados obtidos pelos grupos de discussão. Será assinada ainda a agenda estratégica para a Gestão Integrada do APL Costa dos Corais, além da apresentação do relatório do presidente da Associação Italiana de Turismo Responsável, Maurizio Davolio.

O evento faz parte das ações do APL Costa dos Corais, que integra o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Seplan, em conjunto com o Sebrae/AL. Mais informações no blog
http://www.masterecopolis-al.blogspot.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário