quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Especialistas discutem agenda estratégica para desenvolvimento da Costa dos Corais

Guilherme Lamenha


O desenvolvimento local integrado da Costa dos Corais, em Alagoas, ocupou o centro das palestras e debates no primeiro dia do Seminário Internacional Turismos Desejáveis, que segue até sexta-feira (24), em Maragogi. A preservação ambiental aliada ao fortalecimento das identidades locais são as principais estratégias apontadas pelos especialistas convidados.

O evento reúne técnicos, professores e pesquisadores brasileiros, italianos, chilenos e argentinos e faz parte do último módulo de um curso de especialização, denominado Master Eco-Polis, da Universidade de Ferrara, que tem representantes de diversos órgãos e entidades alagoanas na turma. Os alunos já passaram por módulos na Itália e no Chile.

“O seminário é um dos pontos culminantes de um projeto que prevê a criação de uma agenda para gestão estratégica do litoral alagoano, começando pela Costa dos Corais e representa uma oportunidade única de estabelecermos uma rede de conexão entre as realidades locais e globais, principalmente na área de turismo sustentável”, explicou o secretário de Estado do Planejamento e do Orçamento, Sérgio Moreira, que abriu o seminário na manhã de hoje (22).

O curso de especialização Master Eco-Polis, assim como o seminário internacional, fazem parte das ações do APL Costa dos Corais, que integra o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan) e pelo Sebrae de Alagoas. “Mais importante que discutir ações é traduzi-las em estratégias. Por isso a importância de reunir Governo, empresários, entidades da sociedade organizada e, principalmente, as universidades alagoanas”, completou Sérgio Moreira.

O foco na capacitação e no aprendizado também foi destacado pela reitora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Ana Dayse Dórea.  “O mais importante investimento que se pode fazer em prol do desenvolvimento é capacitar as pessoas. Investir no capital humano, com respeito ao seu entorno, é a única forma de crescimento aceitável”, afirmou.

O representante da Universidade de Ferrara e diretor do Master, professor Gianfranco Franz, chamou atenção para os esforços empreendidos pelo Governo de Alagoas para tornar possível tanto o seminário quanto o curso de especialização no Estado. “Tudo começou no ano passado, quando estivemos em Alagoas pela primeira vez, e elegemos a Costa dos Corais como uma das sedes para executar o Master Eco-Polis no Brasil e hoje estamos aqui com os alunos e os especialistas discutindo com os alagoanos, uma agenda estratégica para um desenvolvimento consequente e responsável”, destacou.

A secretária do Turismo, Danielle Novis, encerrou a programação da manhã, destacando que a parceria com a Itália é uma das mais profícuas para o setor em Alagoas. “Além de termos muitos cidadãos italianos fixando residência em nosso Estado, eles hoje são responsáveis pelo maior fluxo de visitantes internacionais que desembarcam em nossas belas paisagens”, explicou.

A programação do primeiro dia contou ainda com palestras dos consultores internacionais Marco Dini e Danielle Mazzonis; com a fala do diretor do Centro de Desenvolvimento Local de Villarrica Pontifícia Universidade Católica do Chile, Fernando Burrows e as apresentações do professor Arnaldo Cecchini, da Universidade de Sassari (Itália) e Gianfranco Franz, da Universidade de Ferrara. O prefeito da cidade italiana de Montegrotto, Luca Claudio, por sua vez, apresentou como se deu o desenvolvimento turístico de sua região.

Um grupo de música regional encerrou o primeiro dia do seminário internacional demonstrando a riqueza cultural do povo que habita o Litoral Norte de Alagoas. Amanhã (23), a programação continua com debates entre grupos temáticos, divididos em nove mesas que vão abordar do meio ambiente à qualidade urbana, enfocando educação, cultura, agricultura e turismo, dentre outros temas relativos ao desenvolvimento, à capacitação e à inovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário